Vogando na mesma terra

* Encontra-se a mesma lua... [Posta Restante].

* O que eu achei curioso foi a reacção epidérmica do presidente da Unidade de Missão que, agastado por se chamar revisão ao que ele tinha por reforma, polarizou afinal o debate em torno do acessório, como se, a vir a público, não houvesse já então, já ante as críticas autorizadas da Dra. Mata-Mouros, muito mais a dizer! [Patologia Social].

Corrida aos bancos

* O Presidente da República diz que se recusa a intervir na questão das escolhas para o Conselho de Estado... [A Revolta das Palavras].

Contando cada minuto

* Não há pior chaga para uma lei do que deixar de parecer geral e abstracta e ficar à mercê do epíteto de ser casuística, se não individual... [Patologia Social].

Hora a hora, Deus melhora

* Agora o entendimento é outro: falta o advogado, arquiva-se o processo... [Patologia Social].

* Corri para o calendário num «ai, que eu ando já aquém do prazo, depois de uma vida com o medo do além dele»... [Patologia Social].

A sala vazia

* Transitava, eis pois o verbo perfeito para aquele momento transitório... [Espantosa Língua].

* A fragmentação do eu, a despersonalização, a perda lenta da memória, o prenúncio da morte branca... [A Reciclagem do Ser].

* Dizer que um livro de Urbano Tavares Rodrigues, para mais um seu livro recente, é medíocre, é arriscarmo-nos a arranjar sarilhos... [A Janela do Ocaso]. Fico penalizado depois de ter escrito isto, mas espero por melhores leituras.

Na terra de ninguém

Foram heróis, na Terra Nova, esses nossos portugueses, escravos marítimos, salgados nas entranhas, como os bacalhaus que pescavam... [A Janela do Ocaso].

A janela fechada

* Se fosse mais um dos muitos políticos, Pinto Monteiro teria várias formas de dar a volta ao dito, ao sentar-se entre os deputados... [A Revolta das Palavras].

Em viagem

Sem uma auto-regulação disciplinar respeitável, o poder disciplinar sobre os advogados será confiado aos tribunais administrativos, atingindo-se então a funcionalização da advocacia... [Ordem na Ordem].

Pai, perdoa-me

* «Em Portugal, só a Polícia Judiciária por ordem dos juízes e os serviços de informações podem fazer escutas legais»... [disse Marcelo Rebelo de Sousa e comenta-se em A Revolta das Palavras].

Em campanha

Desafiamos todos os candidatos a Bastonário a virem publicamente dizer que estão contra o princípio que consta do deliberado no último Congresso: «a eleição do Conselho Superior deverá realizar-se em escrutínio separado do dos restantes órgãos executivos».... [Ordem na Ordem].

A fábrica de textos

* Ou eu ando a ser escutado, ou já nem sei que fazer a estes barulhos esquisitos no telefone. Da próxima falo da cabine. A coisa começa a parecer surreal... [A Posta Restante].

* O que nos impede na maioria das vezes, de ter o que queremos... [Clarice Lispector].

* Dificilmente pode ser aplicado a crimes sexuais, mesmo que cometidos contra a mesma pessoa... [Patologia Social].

O jantar do enfim

* Talvez possamos fazer um jornal: será o João o meu Director, dê-me então uma coluna, voltamos ao duro combate... [A Revolta das Palavras].

* É assim um modo de excepcional simplicidade de tornear a excepcional complexidade... [Patologia Social].

* Será que o dever de abstenção não deve prevalecer... [Patologia Social].

Giraldo Geraldes

* O caso Maddie é um assunto criminal sujeito às autoridades judiciárias, envolvendo cidadãos privados ingleses... [A Revolta das Palavras].

Gente singular

* Ou a notícia veio de pernas para o ar ou a ideia de criar nas cadeias uma ala «livre de drogas» significa que o resto dos estabelecimentos prisionais se assumirão oficialmente como zonas infestadas de drogas [Patologia Social].

A todo o gás

É a água castanha que revolucionou o mundo, com açúcar e gás carbónico... [Posta Restante].

No comboio descendente

* É hoje, às 18.00h, no Hotel Júpiter – Praia da Rocha, Portimão, a Conferência organizada pelo Conselho Distrital de Faro da Ordem dos Advogados, sobre “As Leis Criminais”, orientada pelo Dr. Miguel Pedrosa Machado e por mim próprio.

Corre, coelho, corre

* O Joaquim Furtado fez em televisão uma série de episódios que vão rasgar feridas que estão ainda mal saradas na pele dos portugueses... [A Revolta das Palavras].

A toque de caixa

* O culto de massas tem destas: quem promete milagres vende impaciências... [A Revolta das Palavras].
* A candidatura`ao Conselho Superior da Ordem dos Advogados prossegue. Cada um dos candidatos tem-se apresentado, em prosa sua, a falar de quem é, de onde vem e porque está. Somos candidatos em nome de um princípio aprovado no último Congresso: «A eleição do Conselho Superior deverá realizar-se em escrutínio separado dos restantes órgãos executivos». A proposta foi feita por quem segue o dito «faz o que eu te digo não o que me vires fazer». É pena. O mais no Ordem na Ordem.

O desconexo palrador

* Atónito, vejo numa página a fotografia do Fausto Correia e a do João Coito. Mortos... [A Revolta das Palavras].

* Esta manhã, que dediquei à redentora preguiça... [Clarice Lispector].

Era noite e eu dormia

Chegou esta noite a fotografia, enquanto eu, cansado, dormia. É parte do meu curso jurídico, num dos almoços de comemoração, já mais velhos, ainda com vontade de comemorar os gloriosos anos 1966-1971, o Maio de 1968 a incendiar-nos a alma.

Subindo na ordem das imagens, ali está à esquerda, como sempre, o Carlos Fino, igual ao que é, do Ribatejo a Moscovo, pois não envelheceu, o António Mega Ferreira, então ainda com o bigode à Guterres e que morava na Rua dos Lírios, o João Soares, que se sentava, no Anfiteatro 1, na fila à frente da minha, nós todos por ordem alfabética, a Leonor Beleza, uma das mais bonitas das poucas meninas que então escolhiam Direito como futuro, o padre João Seabra, da paróquia de Santos, o padre Melícias, o franciscano atípico, o Marcelo Rebelo de Sousa, de barba jacobina e já com o dedo a apontar para si próprio, o Braga de Macedo, antes de descobrir o «oásis» e de ter andado por Medicina, o Rão Kyao, sim, que ouve por lá de quem trocasse o Direito Romano por uma flauta, o Cáceres Monteiro, que já se adiantou a todos nós ao ir-se embora, o Cardeal Nascimento, de Angola, que tantos padres ali nasceram!, o Vítor Dias, do PCP, porque também ali houve os «amanhãs que cantam» e, enfim, o Luis Pinheiro de Almeida, da LUSA, doBlitz, da geração «yé, yé». Foi ele que, amigo, nos descobriu a todos.

Chegou esta noite e com ela a lembrança de tanta coisa de que já não me lembrava, tantos de nós de quem a memória se esqueceu, a idade cruel a cometer a crueldade do esquecimento, como o António Pina Abecasis, que se imolou pelo fogo como protesto contra a invasão da Checoslováquia pelas tropas soviéticas.

P. S. Por cima da foto do João Soares, ao lado do Mendonça da Cruz, de óculos redondos, estou eu. A lista está
aqui, a precisar de ser revista e aumentada. Obrigado Luís, pá!

Adivinhando, confusos

* Falem agora os que pensaram um dia que era melhor pôr na lei aquilo que pelos vistos já lá estava e os que acharam que isso não era assim tão boa ideia. E já agora digam porquê... [Patologia Social].

* O bom é que a verdade chega a nós como um sentido secreto das coisas... [Clarice Lispector].

O milagre da multiplicação

* É já na sexta-feira, em Setúbal, na Biblioteca Municipal, pelas 18:00, uma conversa sobre o «Ostro», o espião checo pró-Eixo que viveu em Portugal, anos seguidos, a coberto de uma firma comercial de import-export... [O Mundo das Sombras].

Tempo

Hoje, pura e simplesmente, não houve tempo. Tempo nenhum, quero dizer, para escrever.

O caso da vírgula

* «Artigo 30.º do Código Penal: na redacção da PPL 98/X (tendo sido inicialmente proposta oralmente pelo PS a eliminação do inciso final “salvo tratando-se da mesma vítima”, proposta que foi subsequentemente retirada, mantendo-se o texto da Proposta de Lei) – aprovado, com votos a favor do PS e contra do PSD, PCP, CDS/PP, BE e PEV; ficou prejudicada a votação da norma correspondente do PJL 353/X (BE)»... [Patologia Social].

* Na nossa candidatura ao Conselho Superior da Ordem dos Advogados, cada membro da lista tem voz. Lendo, um a um, os depoimentos que vão deixando sobre quem são e por que estão mobilizados para assumir responsabilidades em prol da Advocacia, vê-se como é possível juntar pessoas diferentes em torno de uma causa comum. A ler no Ordem na Ordem .

Entre prazos

Ainda a comemoração do 5 de Outubro: soube agora que o primeiro-ministro chegou tarde ao acto, já o Presidente da República discursava, a nova direcção do PSD não sabia do convite, nem sabia que tinha de lá ir... [A Revolta das Palavras].

* A República deixou de ser comemorável... [A Revolta das Palavras].

O título para um livro

* Continuam no blog Ordem na Ordem, testemunhos pessoais dos que comigo integram a lista com a qual concorremos ao Conselho Superior. Cada um apresenta-se pelas suas palavras e diz a razão pela qual está nestas eleições, sujeitando ao sufrágio uma ideia: a separação de poderes, na Ordem dos Advogados.

* É caso para se dizer de médicos e advogados, todos temos um pouco... [Patologia Social].

* No meio da conversa, falando sobre a sua reservada personalidade, veio ao meu consciente uma ideia que poderia dar o título a um livro: o reflexo da nudez... [Maria Ondina Braga].

Descaídas, as pálpebras

* A meio da viagem, na Antena 2, ouvi um programa sobre William Faulkner e uma das suas frases inesquecíveis [A Janela do Ocaso].

* Eis os serões nocturnos, a televisão no pico de audiência, a verdadeira hora de ponta... [A Revolta das Palavras].