Um homem que se afunda num livro tem sobre todos os que o cercam uma vantagem... [O Ser Fictício].
Um homem que se afunda num livro tem sobre todos os que o cercam uma vantagem... [O Ser Fictício].
O que aqui fica é apenas parte do lastro visível da pessoa que incarno. Cada uma destas facetas é a história de uma incompletude, do que ficou por concluir, um pouco desse mundo por haver. São, talvez, marcos miliários pela estrada. Fica escrito na terceira pessoa, como se falassem de outrem, distanciado.
Nasceu em Malanje, Angola, em 1949, filho de um solicitador.
Foi-lhe atribuída em 2018 a Medalha de Honra da Ordem dos Advogados e em 2020 a Medalha de Ouro.
Tem sido referenciado pela Chambers como Senior Statesman na área da advocacia e referenciado no ranking internacional dos Best Lawyers na área de Criminal Defense, sendo eleito como Lawyer of the Year nesse domínio em 2020.
Leccionou [durante 7 anos] Direito Penal e Direito Processual Penal na Faculdade de Direito da Universidade Clássica, onde se licenciou, e nas Universidades Lusíada e Internacional [durante 10 anos], tendo obra jurídica publicada respeitante a essa docência, escrita que prossegue, no domínio do processo penal e dos crimes com recorte patrimonial.
Integrou a Comissão de Reforma de que saiu o Código de Processo Penal de 1987 e uma outra que ensaiou a sua revisão [1995].
No domínio das funções públicas Foi Secretário e Adjunto do Ministro da Justiça [1974], Secretário do Conselho de Ministros [1975/1976], Chefe de Gabinete do Ministro de Estado e dos Assuntos Parlamentares [1983/1985] e Secretário Adjunto para a Administração e Justiça do Governo de Macau [1988] e membro do Grupo de Ligação Luso-Chinês [1995].
Não tem actualmente actividade política nem filiação partidária.
No campo da escrita jurídica é autor na área jurídica dos seguintes livros, além de inúmeros ensaios dispersos e participações em eventos públicos: Processo Penal – I, Sistema e estrutura do processo penal português, Crimes contra o património, Crime de Peculato, Crime de Participação Económica em Negócio.
Iniciou-se na escrita jornalística tendo colaborado, desde ainda estudante, nos jornais República, Comércio do Funchal, O Jornal, Expresso e Diário de Notícias.
No campo da escrita literária vem publicando obras no campo ficcional [Contos do Desaforo, Não se Brinca com Facas, e Infinito Majestoso] e do ensaio histórico [A Lusitânia dos Espiões, O 13º Passageiro, O Homem das Cartas de Londres, 00Fleming, Uma Agente Dupla em Lisboa, O Homem da Praia dos Coelhos, O Espião Alemão em Goa, Traição a Salazar]. É autor do texto de apresentação de O Príncipe de Maquiavel na tradução, a partir do italiano, publicada pela Editorial Presença.
Tem intervenção ocasional na comunicação social, activa na blogosfera [tendo a cargo o blog jurídico Patologia Social e outros nos vários domínios dos seus interesses culturais] e actividade editorial, através das editoras O Mundo em Gavetas e Labirinto de Letras.